Você já ouviu falar no termo holding familiar? Estamos falando de uma empresa que tem como objetivo fazer a gestão do patrimônio de diferentes pessoas físicas que pertencem à mesma família.

Deste modo, cada uma das pessoas passa a ter participação societária na empresa. Sendo que o foco principal é manter os ativos familiares seguros, planejando assim todas as regras referentes à gestão corporativa dos seus sucessores e a própria sucessão da empresa.

Sendo assim, a fim de compreender melhor este assunto, nós preparamos um artigo completo para você, leitor! O que acha de ler e tirar todas as suas dúvidas sobre uma holding familiar e suas peculiaridades?

Continue acompanhando e descubra tudo o que você precisa saber sobre este assunto tão importante. Confira!

Como assegurar a segurança de um patrimônio?

Grande parte das pessoas tem como meta de vida constituir um bom patrimônio ao longo dos anos. Apesar de não ser uma tarefa fácil, muitos acabam se empenhando em prol de transmiti-lo para outras gerações.

Deste modo, os empresários que se enquadram no contexto acima precisam se atentar ao processo de transição do patrimônio. Além disso, deve-se tomar bastante cuidado para mantê-lo sempre protegido.

Estamos falando de um planejamento que pode evitar futuros aborrecimentos entre membros da mesma família. Logo, o primeiro passo para garantir a segurança do seu patrimônio é contando com o suporte jurídico de um advogado.

Sendo assim, o profissional especializado irá utilizar os instrumentos disponíveis para resguardar um patrimônio. Sendo que um dos principais é a constituição de uma empresa, que conhecemos como Holding familiar.

Portanto, acompanhe a seguir conosco o que é uma Holding familiar e tire todas as suas dúvidas sobre a sua constituição e gestão. Vamos lá?

O que é uma Holding familiar?

Quando falamos em uma holding, estamos nos referindo a uma empresa criada com o intuito de deter participações societárias de outras sociedades.

Ou seja, essa empresa acaba participando como uma sócia em outras empresas. Logo, o seu patrimônio, parcial ou integral, é formado por diferentes participações societárias. Conseguiu entender?

Desta forma, uma Holding familiar é uma empresa que tem como objetivo controlar o patrimônio de diferentes pessoas físicas de uma mesma família. Logo, são os membros que passam a tomar posse das participações societárias.

A partir do momento da constituição de uma Holding familiar, o foco é proteger os ativos familiares que já foram conquistados. Afinal, eles estão sujeitos a riscos como dívidas futuras e até mesmo a perda do patrimônio.

Sendo assim, todo o patrimônio do grupo familiar é integrado no capital social de uma Holding familiar. No futuro, as ações podem ser repassadas para herdeiros por meio de uma cláusula de doação.

Que tal compreender quais são as principais vantagens por trás da abertura de uma Holding familiar? Acompanhe a seguir!

Quais são as vantagens?

Constituir uma Holding familiar é uma decisão que traz consigo algumas vantagens para um grupo familiar. Acompanhe a seguir como cada uma das pessoas físicas podem ser beneficiar:

●       Planejamento financeiro mais assertivo;

●       Elaboração do planejamento tributário;

●       A perpetuação de um patrimônio;

●       Planejamento sucessório para os herdeiros.

Ainda existem outras vantagens, que se apresentam como a possibilidade de estabelecer critérios tanto para os herdeiros que forem assumir os cargos no futuro quanto para administração dos bens de uma família.

No entanto, é possível que você ainda tenha dúvidas sobre o passo a passo para montar uma Holding familiar. Confira a seguir e descubra como ser assertivo em todo o processo.

 

Como constituir uma Holding familiar?

Para constituir uma Holding familiar, é de extrema importância que os membros de uma família interessados tenham o suporte jurídico. Afinal, estamos falando de um processo que demanda conhecimento das áreas múltiplas do direito.

Sendo assim, para uma maior assertividade em todo o processo, alguns critérios devem ser levados em consideração, como:

●       A própria família;

●       O patrimônio em questão;

●       Regime de casamento dos sócios;

●       Possíveis processos judiciais em curso;

●       A existência de dívidas;

●       Conflitos de interesse.

Portanto, é de fundamental importância contar com o suporte de um serviço jurídico especializado.